PAVIMENTOS SUSTENTÁVEIS
Pavimentos Quick-Step: sempre a inovar na área da sustentabilidade
A inovação e qualidade dos nossos produtos são exatamente o que nos fazem ter um papel tão importante na indústria dos pavimentos. Não nos limitamos a melhorar os nossos produtos em termos de design e desempenho, mas também em sustentabilidade. Saiba mais sobre os nossos esforços em matéria de circularidade, poupança de energia e controlo de emissões.
Pioneira em circularidade
Sustentabilidade no nosso ADN
A UNILIN, o grupo por detrás da Quick-Step, sempre foi pioneira na economia circular. Em 1960, começámos a produzir painéis de partículas com palha de linho, um produto resultante do fluxo de biorresíduos da indústria do linho. A partir desse momento, as matérias-primas renováveis assumiram uma posição central na nossa empresa: de palha de linho a madeira recuperada.
Uma segunda vida para a madeira
Estar constantemente a explorar novas matérias-primas não é muito sustentável. É por isso que o núcleo de madeira dos pavimentos laminados e de madeira Quick-Step é feito unicamente com madeira recuperada. Esta madeira é recolhida em serrações, processos de gestão florestal sustentável, manutenção de estradas … que seria de outro modo queimada ou eliminada.
Aproveitamento ao máximo as matérias-primas
Uma vez que as árvores desempenham um papel crucial no combate às alterações climáticas e na estimulação da biodiversidade, temos de as tratar com cuidado. É por isso que só usamos espécies de crescimento lento, tais como o carvalho, nas camadas superiores do nosso pavimento de madeira. O núcleo dos nossos pavimentos laminados e de madeira consiste em madeira de árvores de crescimento rápido (abeto, hevea …) ou placas de fibra de alta densidade (HDF) feitas com madeira recuperada. Já para as nossas coleções Variano e Intenso, criámos designs únicos com os pequenos pedaços de madeira que seriam de outro modo eliminados. É assim que aproveitamos ao máximo cada árvore.
Gestão florestal sustentável
A gestão florestal sustentável envolve um processo de corte de árvores que tem em mente a proteção do nosso planeta e da sua biodiversidade, procurando assim evitar o abate de árvores a uma taxa mais rápida do que aquela com que são plantadas novas árvores. Maximizámos a utilização do desbaste, um processo no qual a madeira é abatida para manter as florestas saudáveis (tais como árvores pequenas ou dobradas que poderiam prejudicar o crescimento de outras árvores), mas que é perfeitamente adequada para pavimentos. Ao utilizar madeira de florestas de gestão sustentável, garantimos que a madeira que utilizamos não contribui para a desflorestação.
Transparência sobre o vinil
Além de giz, um material disponível em abundância, e do PVC reciclado internamente, cerca de um quarto do pavimento em vinil Quick-Step é feito com PVC novo ou “virgem”, que consiste em cloro (sal comum) e etileno (petróleo bruto). Temos plena consciência de que o petróleo é um recurso não renovável e é exatamente por isso que prestamos especial atenção ao modo como criamos os nossos pavimentos em vinil, para garantir que estes poderão ser utilizados durante muito tempo, até 25 anos
Esforçamo-nos por fazer melhor
Começamos na fase de conceção a fazer as perguntas certas para otimizar a sustentabilidade dos nossos pavimentos. Que químicos dificultam a reciclagem? Que matérias-primas são alternativas viáveis? Como podemos prolongar o ciclo de vida dos nossos produtos? A nossa equipa de Investigação & Desenvolvimento procura ativamente pelas melhores respostas para estas perguntas para que possamos melhorar a reciclabilidade dos nossos pavimentos.
Respeito pelo nosso planeta
Combater o aquecimento global
Para limitar as consequências do aquecimento global, o Acordo de Paris estabeleceu objetivos climáticos desafiantes, limitar o aquecimento global a um máximo de 1,5 C. A UNILIN, o grupo por detrás da Quick-Step, decidiu tomar todas as medidas possíveis para contribuir para o objetivo mais ambicioso de 1,5 C até 2050. Os nossos objetivos estão a ser verificados pela organização Science Based Targets, uma iniciativa de terceiros que promove as melhores práticas nesta luta. É crucial agir vigorosamente até 2030 e foi por isso que estipulámos objetivos a curto prazo muito ambiciosos que serão complementados por um plano mais gradual para alcançar emissões neutras em 2050.
Energias renováveis
A UNILIN investiu em duas centrais de biomassa que convertem o pó da madeira e os resíduos de madeira não recicláveis em energia verde. Esta energia é utilizada nos nossos próprios processos de produção e a que sobra é posteriormente distribuída para a rede pública. Além disso, usamos energia de moinhos de vento e painéis solares. Como resultado, atualmente cerca de metade da produção do nosso grupo é alimentada por energias renováveis.
Programa Europeu de Eficiência Energética
A UNILIN aderiu ao Programa Europeu de Eficiência Energética com a maior parte das unidades de produção belgas. Este programa assegura que todas as medidas de poupança energética são identificadas e implementadas e que o consumo energético é monitorizado e gerido diariamente. Os nossos principais objetivos são poupar o máximo de energia possível e maximizar a utilização de energias renováveis.
Ar limpo em espaços fechados
Pavimentos com emissões reduzidas
Passa a maior parte da sua vida em espaços fechados e como tal a qualidade do ar na sua casa é muito importante. Há muitos fatores que influenciam a qualidade do ar: ventilação, velas, produtos de limpeza e até mesmo os materiais usados na sua casa, tais como o pavimento. Minimizámos as emissões de substâncias nocivas ao produzir os pavimentos nas nossas instalações tanto quanto possível, o que significa que sabemos exatamente que materiais contêm.
Emissões de COV mínimas
Graças à nossa produção interna, conseguimos minimizar as emissões de COV (compostos orgânicos voláteis), que são substâncias químicas orgânicas que têm uma elevada pressão de vapor à temperatura ambiente. Um exemplo de um COV é o formaldeído que é, por exemplo, também emitido pela madeira. O valor de emissão de formaldeído dos nossos pavimentos laminados e de madeira é insignificante e 10 vezes inferior ao valor estipulado nas normas da UE. Já nos nossos pavimentos em vinil não é detetado qualquer formaldeído. O que se reflete nos nossos rótulos de classe A (madeira) A+ (laminados, vinil) e M1 (laminados, vinil).
Os nossos rótulos e certificações
A UNILIN cumpre todas as normas ambientais e de saúde previstas no ordenamento jurídico. Mas tendo um papel fundamental na indústria de pavimentos, levamos muito a sério a nossa responsabilidade e vamos muito além do imposto nas regulamentações para nos prepararmos para os desafios do futuro. É por isso que procuramos obter diversas certificações opcionais de forma voluntária.
-
A & A+
-
M1
-
PEFC
-
EU Ecolabel
-
DAP
-
Nordic Swan Ecolabel
Os nossos esforços a nível dos produtos
Adotamos medidas ambientais específicas para cada um dos nossos produtos. Saiba mais sobre como são feitos os nossos pavimentos laminados, em vinil e de madeira.