PAVIMENTOS DE MADEIRA NATURAL
SUSTENTÁVEIS
Pavimentos de madeira natural Quick-Step: tratar a madeira com respeito
O nosso pavimento de madeira natural, ou pavimento fabricado em madeira, é sinónimo de uma vida sem preocupações e de beleza natural. A única forma de continuar a apreciar a beleza de tudo o que o nosso planeta tem para oferecer é tratando tudo o que este nos dá com o respeito que merece. É por esse motivo que produzimos os nossos pavimentos de madeira natural da forma mais sustentável possível.
Usando a madeira de forma económica
Cuidado com árvores de espécies de crescimento lento
As árvores desempenham um papel crucial no combate às mudanças climáticas uma vez que absorvem CO2 e estimulam a biodiversidade. Como tal, temos de as tratar com cuidado, especialmente as espécies de crescimento lento como o carvalho. É por isso que só usamos estas espécies nas camadas superiores dos nossos pavimentos de madeira natural.
Madeira recuperada ou de espécies de crescimento rápido
O núcleo dos nossos pavimentos de madeira natural consiste em madeira de árvores de crescimento rápido (abeto, hevea …) ou placas de fibra de alta densidade (HDF) feitas com madeira recuperada. Esta madeira é recolhida, por exemplo, em serrações, processos de gestão florestal sustentável e manutenção de estradas. Assim, usamos diferentes tipos de madeira da forma mais eficiente possível.
Criativos com os resíduos de madeira
As nossas coleções Variano e Intenso são dois dos nossos mais recentes esforços para produzir pavimentos de madeira de forma sustentável. Criámos designs únicos com os pequenos pedaços de madeira que seriam de outro modo eliminados. Assim, aproveitamos ao máximo cada árvore e os nossos clientes obtêm um pavimento de elevada qualidade para as suas casas.
Gestão florestal sustentável
A madeira pode ser um recursos infinito se gerirmos as florestas de um modo sustentável. Ao utilizar madeira de florestas de gestão sustentável, garantimos que a madeira que utilizamos não contribui para a desflorestação. Também utilizamos madeira de origem controlada, protegendo assim florestas virgens e evitando a exploração florestal ilegal, fazendo sempre uma análise de risco.
O nosso rótulo PEFC, o certificado que inspira mais confiança na área, em conjunto com o FSC - prova que a madeira para o nosso pavimento de madeira natural foi obtida de um modo sustentável.
Ar limpo em espaços fechados
Produção interna
A qualidade do ar da sua casa é muito importante e há muitos fatores que a influenciam: ventilação, velas, produtos de limpeza e até mesmo os materiais usados na sua casa, tais como o pavimento. Sabemos exatamente que materiais são usados nos nossos pavimentos de madeira natural, uma vez que os produzimos nas nossas instalações tanto quanto possível. Deste modo, conseguimos minimizar as emissões de COV (compostos orgânicos voláteis) que podem ser causadas pela utilização de cola, verniz e óleo, tornando o seu pavimento perfeitamente seguro para si e a sua família.
Emissões extremamente reduzidas
Um exemplo de um COV é o formaldeído que ocorre naturalmente na madeira. O valor de emissão de formaldeído dos nossos pavimentos de madeira natural é 10 vezes inferior ao valor das restrições da UE. O que se reflete no nosso rótulo A, um conceituado certificado de regulação de emissões para reconhecimento de emissões muito reduzidas.
Funcionamos a energia verde
Resíduos de madeira como fonte de calor
A nossa fonte de calor primária para a produção de pavimentos de madeira natural é o pó e resíduos de madeira, que cobre cerca de 90 % das nossas necessidades. Usamos pó de madeira dos nossos processos de produção e madeira que chegou ao seu fim de vida, ou seja, que já não pode ser utilizada no pavimento, para gerar energia verde.
Limitar as emissões de CO2
A UNILIN, o grupo por detrás da Quick-Step, investiu em duas centrais de biomassa que convertem o pó da madeira e os resíduos de madeira não recicláveis em energia verde para os nossos próprios processos de produção e as necessidades energéticas do público geral. Também usamos energia de moinhos de vento e painéis solares. Deste modo, evitamos mais de 60 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.
Impacto ambiental mínimo
Implementamos os critérios mais rigorosos no que concerne à segurança, saúde e sustentabilidade. Para minimizarmos mesmo o nosso impacto ambiental, recorremos a uma metodologia chamada análise do ciclo de vida (ACV) para calcular em que fase do ciclo de vida da nossa madeira natural ainda podemos melhorar. O que resulta numa Declaração Ambiental do Produto (DAP), que cumprimos meticulosamente.
Os rótulos que se seguem demonstram que a nossa madeira natural cumpre algumas das mais rigorosas normas ambientais e de saúde:
-
A
-
DAP
-
PEFC